Filtro de Daltonismo

Explorando Sabores e Territórios no Curso de Gestão de Empreendimentos Gastronômicos da Fatec São Roque

No curso de Gestão de Empreendimentos Gastronômicos da Fatec São Roque, os alunos do 1º semestre, sob a orientação do Professor Filipe Bacar, tiveram uma aula prática e enriquecedora na disciplina de Território e Gastronomia. […]

5 de setembro de 2024 8:56 pm Destaque

Fonte: Professor Filipe Bacar

No curso de Gestão de Empreendimentos Gastronômicos da Fatec São Roque, os alunos do 1º semestre, sob a orientação do Professor Filipe Bacar, tiveram uma aula prática e enriquecedora na disciplina de Território e Gastronomia. Utilizando o mapa de Indicações Geográficas do Brasil, disponibilizado pelo SEBRAE, os estudantes foram desafiados a selecionar alimentos catalogados e criar pratos autênticos, que refletissem a diversidade e a riqueza da culinária brasileira.

A atividade permitiu aos alunos não apenas exercitar suas habilidades culinárias, mas também aprofundar o conhecimento sobre a origem dos ingredientes, valorizando a produção local e as tradições culturais de diferentes regiões do país. O resultado foi uma impressionante variedade de pratos, que combinam inovação, técnica e respeito aos sabores tradicionais.

Destaques da atividade:

• Tartelete de brigadeiro de banana, manga e maçã: Uma sobremesa criativa que combina sabores tropicais e a doçura do brigadeiro com um toque de frescor frutado.
  • Filé mignon com alho e ervas, arroz, vinagrete e farofa Uarini com linguiça: Uma interpretação sofisticada da comida caseira, utilizando ingredientes que exaltam a culinária tradicional brasileira.
  • Tapioca hidratada com suco de laranja recheada com geleia de morango e goiaba, acompanhada de farofa de amêndoas com lavanda e cascas de laranja Bahia cristalizadas: Uma combinação ousada e aromática que surpreende o paladar.
  • Anéis de cebola com molho de mostarda, mel e cenoura, e guacamole com açaí: Uma releitura de petiscos clássicos com um toque brasileiro e um mergulho na mistura de texturas e sabores.
  • Sanduíche de broche com calda de geleia de jabuticaba, queijo minas padrão, presunto cru e banana da terra, acompanhado de drink de cajuína, aguardente e mel: Um lanche robusto e saboroso, perfeito para explorar a versatilidade dos ingredientes locais.
  • Bolo de mandioca com geleia de abacaxi e açafrão: Uma sobremesa que homenageia a simplicidade e autenticidade da culinária brasileira, com um toque exótico do açafrão.
  • Chá mate com limão e abacaxi: Um refrescante acompanhamento para os pratos, com uma combinação clássica de sabores nacionais.

Essa aula foi uma oportunidade única para que os alunos aplicassem o conhecimento teórico em práticas que incentivam a criatividade e a valorização dos produtos regionais. Parabéns aos alunos e ao Professor Filipe Bacar pela dedicação e pelo trabalho exemplar na construção de uma gastronomia que respeita e celebra os territórios do Brasil.

Para saber mais sobre o curso de Gestão de Empreendimentos Gastronômicos da Fatec São Roque e outras atividades inovadoras, continue acompanhando nosso blog e siga-nos nas redes sociais!

Fatec São Roque: Formando Profissionais para o Futuro da Gastronomia!