Visita Técnica Porto de Santos e Museu do Café – 14/09/2024

No último sábado, 14 de setembro, os alunos do curso de Gestão Comercial realizaram uma visita técnica à cidade de Santos, explorando dois dos principais pontos de interesse relacionados à economia e à cultura da […]

16 de setembro de 2024 9:14 am Destaque, Visitas Técnias

No último sábado, 14 de setembro, os alunos do curso de Gestão Comercial realizaram uma visita técnica à cidade de Santos, explorando dois dos principais pontos de interesse relacionados à economia e à cultura da região: o Porto de Santos e o Museu do Café.

A primeira parada foi no Porto de Santos, o maior porto da América Latina, que desempenha um papel vital na movimentação de mercadorias dentro e fora do Brasil. Fundado em 1892, o Porto de Santos é uma peça-chave na logística nacional, facilitando o comércio exterior e contribuindo significativamente para o desenvolvimento econômico do país. Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a infraestrutura portuária, entender o fluxo de operações e aprender sobre os desafios e as oportunidades da gestão de um complexo logístico dessa magnitude. Essa vivência prática ofereceu uma visão estratégica do setor, reforçando a importância das operações logísticas para o comércio internacional.

Além da experiência no porto, os alunos também visitaram o Museu do Café, uma instituição dedicada à história do café no Brasil. O café, sendo um dos produtos mais emblemáticos da economia brasileira, teve papel central no desenvolvimento do país ao longo dos séculos. O Museu, localizado em um edifício histórico, oferece uma imersão na trajetória do cultivo, exportação e impacto socioeconômico do café. A visita proporcionou aos alunos uma compreensão mais profunda sobre o papel do café no comércio e na cultura brasileira, além de reforçar a importância histórica da cidade de Santos nesse contexto.

As visitas técnicas são essenciais para a formação dos estudantes de graduação, pois conectam o conhecimento teórico adquirido em sala de aula à realidade do mercado. Elas permitem que os alunos ampliem sua compreensão prática, desenvolvam uma visão crítica sobre os processos e se preparem para os desafios de suas futuras carreiras.

A experiência em Santos certamente contribuiu para enriquecer o aprendizado dos alunos de Gestão Comercial, reforçando o papel estratégico da logística e do comércio na economia global.