Filtro de Daltonismo

Monitoria como Diferencial Acadêmico: A Experiência de Emanuele Cristina

A monitoria acadêmica tem se mostrado um diferencial importante na formação de estudantes do ensino superior. Para Emanuele Cristina, aluna do 5º semestre do curso de Sistemas para Internet da Fatec São Roque, a experiência […]

28 de fevereiro de 2025 12:59 pm Destaque, noticias

EMANUELE CRISTINA DA SILVA – 5º Semestre de Sistemas para Internet

A monitoria acadêmica tem se mostrado um diferencial importante na formação de estudantes do ensino superior. Para Emanuele Cristina, aluna do 5º semestre do curso de Sistemas para Internet da Fatec São Roque, a experiência de ser monitora na disciplina de Banco de Dados II é um grande passo para seu crescimento acadêmico e profissional. Recentemente selecionada para o programa de intercâmbio do Centro Paula Souza, Emanuele destaca como a monitoria contribui para sua trajetória.

A estudante conta que sempre buscou desafios que a tirassem da zona de conforto, e a monitoria surgiu como uma oportunidade para ensinar e aprender simultaneamente. “Acredito que é uma ótima experiência para inserir no currículo, além de ser uma chance para solidificar meus conhecimentos em Banco de Dados”, afirma.

O papel do monitor vai além de auxiliar colegas em dificuldades com a disciplina. Ele também se torna um elo entre professores e alunos, ajudando a criar um ambiente mais colaborativo. Para Emanuele, essa vivência possibilita o desenvolvimento de habilidades fundamentais para o mercado de trabalho, como comunicação, liderança, organização e empatia.

A aluna já tem experiência com ensino, pois em 2024 foi professora de inclusão digital para o grupo da terceira idade do CRAS Central. “Essa vivência me ajudou a explorar minha habilidade de comunicação e acredito que será muito útil na monitoria”, destaca.

Conciliando faculdade, trabalho e projetos, Emanuele acredita que a organização será um dos desafios, mas se sente preparada. “Costumo organizar minha rotina tanto em agendas virtuais quanto físicas, então pretendo equilibrar meu tempo”, explica.

Sobre os impactos da monitoria em sua trajetória acadêmica e profissional, a estudante espera fortalecer seus conhecimentos na área, aprimorar suas habilidades de comunicação e pesquisa e, se possível, desenvolver algum projeto acadêmico.

Para os alunos que têm interesse em se tornar monitores, Emanuele deixa um conselho: “Por que não abraçar todas as oportunidades que a faculdade te dá? Novas experiências podem gerar resultados inesperados”.

Compartilhe


Veja também